Rodeada por oito planetas – Hiru, Lau, Zortzi, Zaspi, Bost, Yhdeksan, Bederatzi e Bi – a Maestral Dourada compõe o Sistema Estelar Lehoia, um dos mais antigos do Universo. Da mesma forma que Októ em Chímaira, alguns estudiosos consideram o planeta desgarrado de Hamar como parte desse Sistema, enquanto outros o ignoram.
A principal característica de Zortzi é sua secura. Próximo demais da estrela, as nuvens de seu céu quando evaporam produzem chuva, mas sua secura impede que ela chegue ao solo, transformando-o em uma terra inóspita.
Porém, milênios no passado, Zortzi foi usado como campo de batalha entre duas espécies extintas. Para sobreviver às hostilidades de seu clima, naves abastecidas com tanques de água vinham ao auxílio dos soldados, no que ficou conhecida como guerras secas. Após o conflito, colonizadores de Bost começaram a enviar páreas sociais para o planeta, a fim de criar uma sociedade apenas de pessoas “puras”, e para não serem considerados monstros, passaram a enviar naves pipa com toneladas de água para o planeta, já que ela era farta em seu mundo paradisíaco. Porém, nem a água conseguiu resolver o problema dos exilados, cujo povo sofria com constantes misérias.
Um dos governantes de Bost, o kuldra Sentório, horrorizado com a filosofia da supremacia de Bost, decidiu mudar-se com toda sua família para Zortzi, a fim de provar que podia viver em igualdade com aquele povo. Após uma batalha a duras penas, Sentório conseguiu fazer Zortzi prosperar, e diversos habitantes descontentes de Bost passaram a migrar para o mundo. Irritados com tal virada, os soberanos de Bost tentaram cortar a exportação de água para o planeta, e assim começou a guerra molhada, ocorrida enquanto Majoris espalhava-se pelo universo. Porém, os majorianos nunca se interessaram realmente nos conflitos em Zortzi, considerando-o um planeta empoeirado e sem graça.
Ao fim da guerra, Bost foi subjugado pelas tropas de Zortzi, mas Sentório acabou morto, e seus filhos firmaram um pacto de paz com os líderes de Bost, assinando o tratado da água farta, em que jamais seria negada água ao planeta novamente, mesmo ele sendo agora um mundo independente ao invés de colônia. A partir de então, Bost tornou-se um planeta de diversidade cultural, o sistema de párias foi abolido, e Zortzi prosperou mais e mais com as importações não só de lá, mas de todos os outros planetas desse Sistema.
Após a queda de Majoris, o pacto da água farta sofreu instabilidades, e Zortzi começou a entrar em declínio. Instaurou-se então a Dinastia Balthasar, onde uma família humana vinda de Yhdeksan tomou posse das terras mais fartas do planeta e começou a expandir um império próspero, mantendo as relações do pacto firmadas para que não houvesse um retrocesso no planeta. Balthasar VII construiu sua nação com auxílio das ciências caídas de Majoris, e isso contribuiu para que o planeta mantivesse sua evolução.
Entre escândalos, conflitos familiares, divisões entre facções separadas por muros, reconciliações e acordos, a família Balthasar perdurou até sua vigésima quarta geração, quando o planeta seco foi visado por um ditador tharos chamado Avankhar, com poderes astrais além da compreensão. Junto a sua espécie, o inimigo opressor chegou e massacrou a família real, trazendo dos céus uma fortaleza que muitos cientistas afirmam ser de outro Universo. Também trouxe um Tirano para dentro do planeta, acorrentando-o ao subterrâneo e servindo-o com todos aqueles que se opunham a ele.
A partir daí, a história ficou enevoada e controversa, mas acredita-se que Avankhar tenha trazido dos céus a lua de Argi, lar de seu povo, e instaurou uma tirania opressora sobre o povo de Zortzi. Os motivos para o tirano ter escolhido o planeta são desconhecidos, mas acredita-se que ali tenha sido sua terra natal, e que em sua infância, ele tenha jurado que retornaria para oprimir aqueles que o oprimiram. Outros mais místicos creem que o planeta ficava posicionado no local em que podia ser aberto o caminho para o Oríginem, para onde ele tentou partir. Factualmente, pouco se conhece sobre a história, mas em sua tentativa de levar tharos e tharinas para o mundo lendário, um cataclismo tomou a lua e findou a vida da maioria da civilização, ainda que corpos não tenham sido encontrados.
Com o fim de Avankhar, considerado por muitos um dos lendários Absolutos, ficaram nos céus os restos de Argi, no subterrâneo o Tirano e no meio da antiga Balthasar a imensa fortaleza, considerada um monumento para relembrar os tempos de conflito. A Lei Universal enviou agentes da Legis para patrulhar o planeta e integrá-lo dentro do Anarquismo Universal. Por cima das ruínas da gloriosa cidade de Balthasar, maltratada pela guerra contra Avankhar, foram construídas novas moradias, e o povo aos poucos espalhou-se para as montanhas, onde construíram a cidade de Sândalo, uma referência quando o assunto era sucataria e maquinário.
Por conta das lendas místicas de Zortzi e toda sua história, o planeta passou a receber muitos visitantes em busca de nova sorte, e não demorou muito para ele ganhar um dos maiores mercados de sucatas e bugigangas tecnológicas da Galáxia, onde a maioria dos Caçadores de Relíquias passam para reabastecer, recrutar aliados e descansar de suas jornadas. Logo, Balthasar começou a sofrer com a superpopulação, o que obrigou muitas pessoas a expandirem suas moradias para os primeiros andares da fortaleza. Porém, acima do quadragésimo, ninguém teve coragem de passar. Histórias macabras sobre o espírito vagante de Avankhar povoam o imaginário popular. Em seu primeiro andar, a fortaleza ganhou uma notória biblioteca e uma homenagem aos lendários Absolutos, com Avankhar em seu centro, construída por alguns parábolos artesãos.
Hamar é um planeta desgarrado vagando pelos arredores de Lehoia. Foi o planeta escolhido pela espécie artificial dos Evoxes para habitar após sua libertação e conquista de autonomia. Hamar foi então preenchido com tecnologia, tornando-se o paraíso da evolução. Apesar de seu constante progresso, diversos cientistas que se aventuraram ao planeta em missão de paz, a fim de descobrir os segredos dessa utopia tecnológica, não retornaram de suas empreitadas. Acredita-se que os Evoxes decidiram isolar-se do restante do Universo em seu próprio mundo, e não parecem muito amigáveis para com visitantes.