Galatáris surgiu da queda de Canis, uma organização militar que deu o golpe final na Aliança, poder que reinou por muitos anos na Galáxia de Eidola.
Um revolucionário chamado Dalibor Pilgrim destruiu os principais líderes de Canis, recrutou seus membros, e criou a Ordem Militar de Galataris, dando início à sua primeira geração, chamada de geração dourada. Nela, Dalibor treinou seu pupilo, um parábolos chamado Ayron, que com o tempo tornou-se um dos mais influentes líderes de Galatáris, responsável pelas Missões de Paz Galatáris quando feita a aliança com a Lei Universal.
Armados com suas duplas vorpais, armas artesanais que mesclavam lâminas com armas de fogo e sua técnica marcial chamada de “bailar de armas”, a Ordem Galatáris teve em sua história quatro gerações, sendo a terceira a mais decadente e corrupta, onde aliaram-se a forças obscuras de Zang Tao. A quarta geração trouxe de volta o fôlego dos Galatáris, mesmo com olhares duvidosos. Em seu aniversário de quinhentos anos de existência, acabaram aniquilados em Prama, onde faziam uma comemoração a fim de levantar fundos para sua ascensão.
Sobraram poucos sobreviventes e desertores do incidente. Atualmente, a Ordem é vista com maus olhos, ainda por conta das alianças ruins que fez em sua terceira geração.