Os valfar são antigos e respeitados, uma espécie vinda de outro Universo. Porém, histórias obscuras permeiam sua viagem. Conta-se que fugiram de conquistadores obscuros, os quais dominaram seu Universo, e que estão aqui para alertar os governantes deste, para que ele não sucumba a invasão deles.
Suas formas são etéreas, elementais e compostas de pura energia consciente em combustão.
Os valfar não creem em Deuses, mas sim em energias Astrais e sua ação sobre o Universo. Consideram a consciência uma manifestação da vontade do Universo, e que todos não passam de um só. Porém, acreditam que nesse Universo, a consciência está polarizada, e precisa ser reunificada.
Embora vindos de fora, os valfar também aderiram ao uso do Campus, desenvolvendo sua própria vertente – o Astralcampus, com o qual podem controlar propriedades químicas e assim viver em harmonia com mundos elementais.
Sua sociedade se divide em Orbes – algo semelhante a castas. Existe as Orbes de flama, de água, de ar, de matéria, de luz e de antimatéria, e dentro delas, dezenas de sub-Orbes. Preferem não se misturar, valorizando muito a questão territorial. Se um valfar entra em um território que não lhe pertence, acaba passando por um julgamento para entender se é merecedor ou não da troca de Orbe. Caso não seja, é obrigado ao ritual de auto-aniquilação perante toda aquela sociedade.
Confira também: